Prefeitura Municipal apoiou a realização da Festa do Congado do Pimenta.

Festa, tradição e história de união. O terceiro domingo do mês de julho em Barra Longa foi marcado pelas comemorações da Festa do Congado do Pimenta, registrada como patrimônio cultural imaterial do Município desde 2005, pelo código BI-08.

Os festejos foram realizados pelo Congado de Nossa Senhora do Rosário do Pimenta, com apoio da Prefeitura Municipal de Barra Longa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

As comemorações tratam da tradição que os africanos trouxeram de seu continente, fortalecendo a cultura e a religiosidade. Tudo muito rico, sonoro, alegre e cheio de cores.

Para o Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Cristina Nogueira, a Festa do Congado é uma das grandes manifestações culturais da cidade, no aspecto da cultura. “Fico encantada com tanta riqueza, com tanta simpatia e fé dos participantes. Essa festa não pode ser esquecida nunca. Que bom que a tradição é passada de pais para filhos. Vi muitos jovens realmente empenhados em manter viva a tradição”.

Por esse motivo, é importante documentar esses acontecimentos. Para que essas fotos também sirvam de inspiração não só́ para quem convive nesse meio, mas também incentivar as pessoas de fora a apreciar e reconhecer o quão bonito e importante manter viva essa cultura.

Aproveitamos a oportunidade para ressaltar nossos agradecimentos ao Wesley Costa Melo, pelas fotografias cedidas.