Campanha de Vacinação Antirrábica Animal.

A partir da segunda-feira, dia 01 de agosto, a Prefeitura Municipal de Barra Longa iniciará a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nas áreas urbana e rural do Município.
 
A iniciativa acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e ocorrerá até o dia 30 de setembro. A vacinação ocorrerá no centro do Município e nas comunidades rurais, os dias e horários serão divulgados conforme a demanda. Também será realizado o Dia D, com um dia inteiro de vacinação na parte central do Município.
 
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Elane da Silva, o objetivo da vacinação é manter a erradicação da doença no Município. Devem ser vacinados cães e gatos com idades a partir de três meses e que estejam saudáveis. Vale ressaltar que a imunização é obrigatória.
 
Para garantir a segurança e facilitar o trabalho das equipes de vacinação, cães de grande porte devem estar com coleira e acompanhados por um adulto/dono. Já os gatos precisam ser levados em um saco em caixa de transporte.
 
• Entenda a raiva animal
Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem quando contaminado. A zoonose é infecciosa viral incurável e afeta, especialmente, os animais mamíferos. Propaga-se principalmente em contato com a saliva, mordedura, lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados. A doença tem alto grau de letalidade: mesmo quando tratada, a chance de óbito é de quase 100%.
 
• Como proceder caso seja atacado por um animal, mesmo se for vacinado contra a raiva
– Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
– Procurar com urgência o serviço de saúde;
– Deixar o animal em observação durante dez dias para que possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva e procurar a ajuda de um veterinário;
– Continuar oferecendo água e alimentação ao animal e deixá-lo em local seguro e adequado para que não fuja ou ataque outras pessoas e animais;
– Caso o animal adoeça, morra, desapareça ou mude de comportamento, é necessário procurar imediatamente os serviços de saúde;
– Não interromper (jamais) a vacina antirrábica humana sem ordem médica.
 
Adm: 2021/2024 – Governando para o Povo!
Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo