Notícias
Cerca de 300 pessoas participaram no sábado (18/11) do simulado da Defesa Civil que aconteceu nas comunidades do Barreto e Gesteira, no bairro Volta da Capela e na região central da cidade de Barra Longa. Organizado pela Defesa Civil de Barra Longa em parceria com a Defesa Civil do estado de Minas Gerais, o evento teve o objetivo de conscientizar a população para possíveis rompimentos de barragens e desastres naturais, os participantes receberam informações sobre técnicas de evacuação e aplicação correta dos primeiros socorros as vítimas.
O encontro dos dois rios é bem cultural em tombado pelo decreto nº 158 de 01 de março de 2007 por seu valor ambiental, ecológico, paisagístico e cultural e tem seu contexto histórico relacionado à evolução da ocupação do território mineiro. As culturas indígenas e posteriormente os colonizadores utilizaram-se dos rios como vias de acesso ao interior do continente, fonte de alimento e sobrevivência. A área referente ao tombamento do “Conjunto Paisagístico do Encontro dos rios do Carmo e Gualaxo do Norte” estende-se de oeste a leste da sede do município de Barra Longa, Minas Gerais, e pertence à bacia hidrográfica do Rio Doce. Consiste, basicamente, em corpo hídrico e sua planície aluvial. O conceito geográfico de barra remete ao encontro de corpos hídricos, portanto a denominação de Barra Longa refere-se a esse processo fluvial observado a oeste da sede municipal, entre os rios do Carmo e Gualaxo do Norte.…
O prefeito de Barra Longa, Elísio Pereira Barreto, o chefe da coordenadoria da Defesa Civil, Leonardo de Carvalho Roldão, receberam na manhã desta terça ( 19-09), na cidade de Mariana, equipamentos doado pela Fundação Renova e Samarco. Na oportunidade , o município também foi contemplado com um veículo caminhonete tração 4X4, com capota fechada, plotada , com guincho GPS, além de um Kit com equipamentos compostos por coletes de identificação, cones de borracha 70 cm, notebook, câmera fotográfica, gerador de energia, entre outros. Esta ação da Fundação Renova E SAMARCO, está prevista no TTAC (Termo de Transição de Ajustamento de Conduta), que coloca sob responsabilidade da entidade o fortalecimento dos órgãos de proteção de Defesa Civil dos municípios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 05 de novembro de 2015.
Aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de Barra Longa, reunião do Departamento Municipal de Cultura, conselheiros do Patrimônio e Fundação Renova. Esta foi a primeira reunião entre as partes, desde o rompimento da barragem de Fundão em novembro de 2015, onde se discutiram ações de intervenções do patrimônio histórico de Barra Longa. Prefeitura de Barra LongaTrabalho e transparênciaADM: 2017/2020
Alunos da Guarda Mirim realizaram, na tarde desta quinta - feira (17-08), visita técnica na sede do Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Fórum na cidade de Ponte Nova. Durante a visita os jovens da Guarda Mirim, puderam entender o funcionamento e as responsabilidades de cada órgão. A Guarda Mirim é um projeto socioeducativo do Departamento Municipal de Assistência Social, com o objetivo de formar cidadãos. Prefeitura de Barra LongaTrabalho e TransparênciaADM: 2017/2020
Página 1 de 12